A FLUP surgiu em 2012 para fortalecer o papel das periferias brasileiras nos debates sobre literatura e leitura.
    Com cinco exitosas edições, a FLUP - Festa Literária das Periferias - se consolidou na agenda da cidade do Rio de Janeiro como um festival que reúne artistas e escritores do mundo inteiro para debater, experimentar, produzir e ampliar o poder da leitura. Em 2017, ocuparemos o Morro do Vidigal com a nossa festa, a culminância de um processo que dura o ano todo, envolvendo a formação de novos agentes de cultura.

    Uma das características mais peculiares da FLUP, que talvez a torne única no mundo, é que ela é precedida de um processo de formação - a FLUP Pensa. Esse processo, que começou com a própria FLUP, já resultou na publicação de 17 livros.)

    Ciclo de Narrativas Curtas - Bezerra da Silva
    O ciclo de formação de escritores da FLUP em 2017 homenageou o grande Bezerra da Silva!
    Programação
    Laboratório de Narrativas Negras para Audiovisual
    FLUP e FILM2b estão formando a primeira geração de roteiristas negros do Brasil!
    Programação
    Ciclo de Poesias
    Encontros inspiradores resultaram no livro "Seis temas à procura de um poema", cujo conteúdo revela uma geração de poetas marcada pela indignação com o retrocesso político no Brasil.
    Programação

    )

    FLUP
    A Festa Literária das Periferias! Levaremos mais de 50 artistas, autores e poetas de todo o mundo para o Vidigal. Serão cinco dias de debates sobre temas atuais, relevantes e urgentes.
    Programação
    FLUP Parque
    A Gincana da Memória FLUP Parque vai reunir a molecada do Vidigal para conhecer a história de sua comunidade. Atividades lúdicas vão explorar marcos e personagens históricos do morro.
    Programação