PROGRAMAÇÃO
15 DE NOVEMBRO
11h30 | Local: Palco Ori Debates
ELAS PODEM TUDO
As redes sociais têm sido um quilombo a partir das quais mulheres negras têm encontrado referências para construir sua própria identidade. Com milhares de seguidoras, Gabi Oliveira e Tia Má têm sido elas próprias a referência para que outras mulheres negras se vejam num outro lugar, no qual possam exercer todas as suas potencialidades. Uma dessas mulheres é Andrea Borges, nossa diretora de produção e idealizadora desta conversa.
Gabi Oliveira e Tia Má
Mediação: Andrea Borges
14h | Local: Palco Ori Debates
MESA "COMER É UM ATO POLÍTICO: ALIMENTANDO A REVOLUÇÃO"
A revolução começa em casa, no modo como nos relacionamos com nosso corpo, com nossos afetos, na comida, com as pessoas com/para as quais trabalhamos mais intimamente, principalmente nesses tempos pós-pandemia, em que o tempo/espaço do trabalho praticamente se confunde com o tempo/espaço do lazer, do prazer, do descanso. O que você faz para descolonizar seu cotidiano? – é a grande pergunta que a apresentadora de televisão Bela Gil e a ativista Creuza Oliveira tentam responder neste encontro.
Creuza Oliveira, Bela Gil e Audrey Pulvar
Mediação: Rokhaya Diallo
15h30 | Local: Palco Atlântica
SARAU BEATRIZ NASCIMENTO
A poesia é um espaço de quilombo para Beatriz Nascimento. Para além de um território "remanescente", a criação poética leva à fuga e à libertação, preenche um espaço vazio da narrativa oficial, é território negro e político.
Bell Puã e Stephanie Borges
16h | Local: Palco Ori Debate
MESA AMÉFRICA - QUANDO NOS PROTEGEMOS, NÓS PROTEGEMOS A HUMANIDADE
Reunir duas mulheres da floresta é uma forma de reeditar a utopia quilombola de que tanto falava Lélia Gonzalez, primeira pensadora a reconhecer o quão determinante foi para nossa identidade a união entre os povos indígenas e os povos oriundos de África, que aqui aportaram na condição de escravizados. A aliança entre esses dois povos massacrados pelo poder colonial, que foi muito além de uma resistência à criminosa Escravidão, tem sido fundamental para a sobrevivência do planeta.
Elisa Loncon e Christiane Taubira
Mediação: Luciana Diogo
17h30 | Local: Palco Atlântica
SARAU BEATRIZ NASCIMENTO
A poesia é um espaço de quilombo para Beatriz Nascimento. Para além de um território "remanescente", a criação poética leva à fuga e à libertação, preenche um espaço vazio da narrativa oficial, é território negro e político.
Elisa Lucinda e Roberta Estrela D’Alva
18h | Local: Palco Ori Debate
PODCAST ANGU DE GRILO
Ao vivo na Flup
Bel Reis e Flavia Oliveira recebem Luanda Carneiro e Sueli Carneiro para mais um episódio do podcast semanal que tem milhares de fãs.
20h | Local: Palco Ori Música
SARAU BEATRIZ NASCIMENTO
A poesia é um espaço de quilombo para Beatriz Nascimento. Para além de um território "remanescente", a criação poética leva à fuga e à libertação, preenche um espaço vazio da narrativa oficial, é território negro e político.
Eugenio Lima, Luiza Romão e Yuliana Ortiz
20h30 | Local: Palco Ori Debates
MESA "DISSOLVENDO AS FRONTEIRAS"
Afua Hirsch e Rokhaya Diallo têm histórias semelhantes: são filhas de migrantes africanos, inseriram-se nas sociedades em que cresceram a partir do jornalismo e se tornaram as principais narradoras da grande crise colonial em curso tanto no Reino Unido quanto na França, que já foram os dois maiores impérios do planeta. Suas narrativas são como as próprias águas do Atlântico, cruzando as fronteiras em todos os sentidos da palavra. Anunciam um mundo que só não é mais novo porque o futuro desde sempre é ancestral. E todos nós sabemos que lá atrás as fronteiras não existiam.
Afua Hirsch e Rokhaya Diallo
Mediação: Mame Fatou Niang
22h | Local: Palco Ori Música
DANI NEGA E CONVIDADAS
Bia Ferreira e Ellen Oléria
00h | Local: Palco Ori Música
RODA DE SAMBA
AZULA
Traz um espaço para reviver e criar memórias sobre corpos dissidentes no espaço do Samba, com uma banda inteiramente feminina negra e LGBTQIAPN+
1h20 | Local: Palco Ori Música
IRMÃS DE PAU
Dupla musical composta pelas multiartistas Isma e Vita. A partir de influências e ritmos transpretos, constroem e destroem as narrativas do que é ser travesti no Brasil.
2h | Local: Palco Ori Música
BATALHA VOGUE
A resistência que transborda pelos poros e se materializa em presença autêntica. A Batalha Vogue estará mais uma vez na Flup, rasgando a heteronormatividade branca hétero padrão, rompendo barreiras e fazendo corpos antes esquecidos brilharem.
Casa dos Processos Formativos
9h | Local: Casa de Luzia
Roda do Bem Viver
15h | Local: Casa de Luzia
Final Slam dos Quilombos
Processo formativo da Flup 24
16h40 | Local: Casa de Luzia
Exibição de Palavra Mundo
Lançamento Doc Rodrigo Lopes de Barros
17h30 | Local: Casa de Luzia
Final Slam RJ
Edição Especial de Poesias Curtas
19h10| Local: Casa de Luzia
Exibição de Palavra Expressa - Episódio Geovani Martins
De Laura Artigas e Letícia Costa, a série documental (6 x 26') vê a cidade através
da literatura e a literatura através da cidade.
20h | Local: Casa de Luzia
MESA "QUEM VAI CUIDAR DE NÓS SENÃO NÓS MESMAS?"
Lançamento do livro "Os Diários do Câncer" de Audre Lorde
Pabla San Martin e Eliane Alves Cruz
Mediação Dandara Suburbana
22h | Local: Casa de Luzia
Sarau Améfrica
Microfone aberto, comandado por Eugênio Lima